Blog

Como Substituir o Ovo em suas receitas

Seja você intolerante ao ovo, ou simplesmente não queira comer, por não cair bem na dieta ou por ter adotado uma vida vegana ou vegetariana, ou até mesmo uma cliente pediu um bolo sem ovos ou alguma outra receita seja por necessidade ou opção, o ovo pode ser facilmente substituído por outros ingredientes de origem não […]

Como Substituir o Ovo em suas receitas

Seja você intolerante ao ovo, ou simplesmente não queira comer, por não cair bem na dieta ou por ter adotado uma vida vegana ou vegetariana, ou até mesmo uma cliente pediu um bolo sem ovos ou alguma outra receita seja por necessidade ou opção, o ovo pode ser facilmente substituído por outros ingredientes de origem não animal. E como eu somos legal e sem segredos, te ensinamos tudinho!

Ah, só pra deixar claro que esses substitutos, não servirá para fazer ovo frito ou então ovos mexidos, blza? A função deles é dar aquela liga, aquela textura que os ovos dão a receitas de panquecas, bolos, pães e entre outros.

Sementes de chia

1 colher (sopa) de sementes de chia + 80 ml de água = 1 ovo

Misture a chia e a água em um recipiente e deixe descansar. Em 15 minutos a pasta formada pode ser usada.

Use em: panquecas, cookies, browniese e biscoitos.

Semente de Chia

Semente de Chia

Sementes de linhaça

1 colher (sopa) de sementes de linhaça + 3 colheres (sopa) de água = 1 ovo

Misture a linhaça e a água em um recipiente, deixe repousar por 10 minutos e mexa. Se estiver com a consistência de uma clara de ovo, está pronto; se não estiver, deixe mais um pouco e vá mexendo até chegar a esse ponto.

Use em: pães, doces, biscoitos e bolos

Semente de Linhaça

Semente de Linhaça

Maçã

¼ de copo de purê de maçã (ou maçã raspada) = 1 ovo

Use em: bolos, pães, muffins e barrinhas

Maçã

Maçã

Banana

½ banana nanica/caturra amassada = 1 ovo

Use em: bolos, pães, muffins e barrinhas

Banana

Banana

Tofu

¼ copo de purê de tofu = 1 ovo

Use em: bolos e pães mais densos, que levem poucos líquidos na receita.

Tofu

Tofu

Ágar-ágar

1 colher (sopa) de ágar-ágar + 1 colher (sopa) de água = 1 ovo

É só misturar e usar.

Use em: panquecas e bolinhos

Ágar-ágar

Ágar-ágar

Agora que você já sabe substituir, como eu disse antes, quero lembrar que essas substituições são legais para que a pessoa que não possa ou não queira ingerir ovo tenha a oportunidade de continuar comendo os bolos, pães, cookies e tudo mais que leve ovo na receita. Mas, embora sejam saudáveis e tenham suas características nutricionais positivas, elas não levam ao organismo exatamente os nutrientes que o ovo levaria. A albumina e a caseína por exemplo, podem ser obtidos nos alimentos lácteos. E a colina, Pode ser encontrada em em carnes, peixes, leite, brócolis, couve-flor. Procure um sempre a orientação de um nutricionista em caso de dúvidas!

Nenhum alimento é nutricionalmente igual ao outro, mas substituir o ovo em preparações culinárias é muito fácil e pode ser muito saudável e divertido.

Espero que tenham gostado, um super beijo e até a próxima!

Função dos Ingredientes do Bolo

LEIA MAIS

Como Substituir o Ovo em suas receitas

LEIA MAIS